A chuva também quis assistir o clássico mais esperado da temporada do Goianão. Pouco antes de rubronegros e esmeraldinos subirem ao gramado do Serra Dourada, um temporal desabou sobre Goiânia. O nervosismo dos jogadores misturado com a força da chuva fez um primeiro tempo equilibrado. Mas na segunda etapa o Goiás voltou melhor, envolveu o Atlético, fez 2 a 0 e voltou à liderança do Grupo B. Ambas as equipes estão classificadas para a fase semifinal. Esta foi a primeira derrota atleticana na temporada.
O jogo
O Atlético aproveitava a improvisação de Fábio Bahia na ala direita e atacava com Chiquinho e Elias por aquele lado. Em um lance, o lateral atleticano cruzou, o atacante chutou de primeira no canto e Harlei fez uma defesa espetacular. Mas o campo não estava bom para os goleiros, tanto que Márcio e Harlei bateram roupa em chutes de longe. Pior para o goleiro esmeraldino que quase engoliu um frango, sorte que a bola foi para a linha de fundo.
Sem muitas condições de jogo por conta da chuva, as duas equipes demonstraram muita vontade e pouca eficiência. Mas o primeiro tempo foi parado aos 39 minutos da primeira etapa, pois o futebol estava impraticável no campo do Serra Dourada. O árbitro da FIFA, Wilson Seneme, paralisou o jogo por 30 minutos, na expectativa de que a chuva diminuísse e o campo melhorasse.
Ao final desse tempo, as duas equipes voltaram para o gramado com a finalidade de jogar o restante do primeiro tempo. Nestes seis minutos finais, o Atlético foi melhor e em um lançamento de Pituca, Marcão correu mais que a zaga e chutou de esquerda, mas Harlei fez excelente defesa.
Na segunda etapa, os dois times voltaram para o campo em bem melhor estado e com chuva mais fraca. Mas o Goiás nem deu tempo do time rubronegro se acomodar. Em um escanteio batido por Júlio César, Leandro Euzébio subiu mais que todo mundo e cabeceou no ângulo de Márcio, que nem pulou, e nem adiantaria. O zagueiro fez o primeiro do clássico: 1 a 0 para o Goiás.
A partir daí o técnico atleticano PC Gusmão retirou Lindomar e Marcão, para as entradas de Anaílson e André Leonel, respectivamente. Assim mesmo, o time atleticano não conseguiu levar grande perigo ao gol de Harlei. O meia atleticano, que voltou da contusão sofrida no clássico contra o Vila Nova, sentiu falta de ritmo de jogo, ainda mais no campo pesado por conta da chuva.
Aos 32 minutos, o volante Pituca demonstrou destempero e agrediu o zagueiro Rafael Tolói e foi expulso ao receber o cartão vermelho direto, mesmo que já tivesse o cartão amarelo. Com um a menos, o Atlético se perdeu em campo e o Goiás aproveitou para ampliar o placar. Iarley lançou o meia Rafinha que chutou para marcar o segundo gol esmeraldino.
Até o final da partida, o Goiás cadenciou o jogo e o Atlético continuava sem levar perigo a Harlei. Mesmo com a partida definida, aos 41 minutos, o zagueiro Leandro Euzébio, do Goiás, fez falta dura e foi expulso da partida. Mas não deu tempo do Atlético recuperar: o clássico mais esperado do ano trouxe a vitória esmeraldina por 2 a 0.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 0 x 2 GOIÁS – Jogo válido pela 2ª rodada do 3º turno do Campeonato Goiano 2009.
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Data: 22/03/2009
Horário: 16h
Público: 19.841 pagantes
Renda: R$ 250.262,50